Obras no Hospital Cardoso Fontes começam em 1° de fevereiro
Prefeitura do Rio assumiu gestão da unidade em dezembro de 2024
As obras no Hospital Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, na zona norte do Rio de Janeiro, começam dia 1º de fevereiro. A Prefeitura do Rio de Janeiro assumiu a gestão da unidade federal no dia 17 de dezembro de 2024, com menos de 100 leitos em funcionamento. A reestruturação, segundo anunciou a administração municipal, permitirá que o hospital, além de reabrir leitos fechados, também dobre a capacidade de atendimento ambulatorial e volte a ter a emergência com funcionamento pleno.
“Dentro do nosso planejamento, queremos reabrir a emergência no dia 1º de março, para que volte a funcionar plenamente, ainda que sem as condições ideais, mas já oferecendo um atendimento melhor à população. E, no início do próximo ano, conforme o plano elaborado pelo nosso secretário de Saúde, Daniel Soranz, a previsão é de que o hospital seja reinaugurado totalmente reformado, com os ambulatórios e os leitos completamente climatizados”, disse o prefeito em exercício, Eduardo Cavaliere.
Com a reestruturação definida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a estimativa é abrir 250 leitos e aumentar o número de procedimentos de 84 mil para 160 mil por ano. Também estão previstas, entre as reformas estruturais, a ampliação dos CTI, melhorias dos acessos e reforma na cozinha da unidade, além da manutenção de equipamentos como tomógrafos.
“Os hospitais federais correspondem a quase 30% de todos os leitos da cidade do Rio de Janeiro, é a maior rede federal do país. Já estão abertas as contratações para os dois hospitais municipalizados, o Cardoso Fontes e o Andaraí. Esperamos ter mais 650 profissionais atuando só aqui no Cardoso Fontes já em março. Vamos manter todas as especialidades dos hospitais, mas com o compromisso de ampliar e dobrar o número de procedimentos”, informou o secretário de Saúde, Daniel Soranz.
O Hospital Cardoso Fontes oferece especialidades clínicas como oncologia, hematologia, pediatria, clínica da dor, cardiologia e clínica médica; e especialidades cirúrgicas, como anestesiologia, cirurgia geral, pediátrica, vascular, coloproctologia, ginecologia e mastologia, odontologia, urologia, gastroenterologia.
Também conta com serviços de endocrinologia, infectologia, reumatologia, nefrologia, pneumologia e neurologia. A unidade oferece ainda serviços de diagnóstico por imagem e serviços de apoio como psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, farmácia, serviço social, serviço de apoio à desospitalização, hemonúcleo e cuidados paliativos.