Milton Nascimento ganha mural de 300 m² no Rio de Janeiro
Em topo de prédio na Lapa, desenho homenageia cantor nascido na cidade
O bairro da Lapa, na zona central do Rio de Janeiro, passa a ostentar nesta quinta-feira (18) um mural de 300 metros quadrados com a imagem do cantor e compositor Milton Nascimento. Carioca de origem e mineiro de coração, “Bituca” tem 83 anos e é considerado um dos principais nomes da música brasileira.

A nova pintura ocupa parte da lateral do prédio da Associação Cristã de Moços (ACM), na Rua da Lapa, 86, e pode ser vista desde a Praça Cardeal Câmara, em frente aos Arcos da Lapa. Nesse ponto, o novo mural compõe com um painel mais antigo de outro ícone da música, Pixinguinha, pintado em 2021.
O desenho de Milton Nascimento foi feito pela artista visual brasiliense Gugie Cavalcanti, que já produziu 15 murais de personalidades negras em diferentes cidades de todas as regiões brasileiras.
A imagem do mural de Milton escolhida por Gugie foi retirada de uma cena de um "documentário antigo", conta a artista, sem detalhar qual.
“Ele está tá ali, conversando com os amigos, descontraído. Ele está olhando para as pessoas com carinho, admiração, uma certa timidez, mas à vontade”, explica.
A iniciativa da homenagem é da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial (SEDHIR) do Rio de Janeiro e faz parte das ações antirracistas da campanha Novembro Negro.
Para Edson Santos, à frente da pasta da Prefeitura do Rio, a obra de Milton Nascimento tem caráter político e também afetivo.
“O Milton faz parte da nossa formação. Como diria o Nelson Cavaquinho, a gente tem que entregar ‘as flores em vida’.”
Em outubro, Milton Nascimento foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy, conforme informou, pelas redes sociais, seu filho, o empresário Augusto Nascimento, que participou do evento de inauguração do mural.
“É muito legal que as pessoas façam esse reconhecimento e deem esse carinho”, disse Augusto à Agência Brasil, grato pela homenagem e satisfeito pela localização do mural.
Na Lapa, funcionam a Fundição Progresso e o Circo Voador, “que são dois lugares onde ele se apresentou muitas vezes. São espaços muito simbólicos para música”, lembra o filho de Bituca.
Na última terça-feira (16), Milton Nascimento recebeu o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), também no Rio de Janeiro.
Últimas empresas
Confira as últimas empresas que iniciaram parceria com a SpotWayVeja mais Notícias
STF determina adoção de plano para combater racismo estrutural no país
Documento deve ser elaborado pelo governo federal em um ano Há 8 horas | Justiça