![](/imagens/noticias-spotway/28386-ha-120-anos-nascia-nise-da-silveira-psiquiatra-rebelde/destaque/28386-ha-120-anos-nascia-nise-da-silveira-psiquiatra-rebelde-28386-387x218.webp)
Krenak recebe homenagem da França pela defesa dos povos originários
Ele recebeu insígnia de Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra
![](/storage/noticias-spotway/18675/destaque/18675-destaque.jpg)
O ativista do movimento socioambiental e defensor dos direitos dos povos indígenas Ailton Krenak recebeu nesta segunda-feira (13) da Embaixada da França a insígnia de Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra. A homenagem é um reconhecimento do governo francês pelo trabalho de Krenak na defesa dos povos originários.
Segundo a Embaixada da França, a condecoração reforça o compromisso do país com a defesa dos povos originários e do meio ambiente, tema prioritário da cooperação entre França e Brasil.
Ao ser homenageado com a mais alta honraria francesa, Ailton Krenak fez uma referência ao lema da bandeira do país (liberdade, igualdade e fraternidade), mas como um chamado a olharmos para as diferenças e para a diversidade de vidas no planeta Terra.
Ele disse também que em vez de caminhada e das marchas humanas, devemos participar de uma dança cósmica que agrega ciência, conhecimento e cultura. “Precisamos pelo menos ser capazes de dançar, em vez de sapatear no planeta”
O embaixador Emmanuel Lenain destacou a importância de Krenak também na literatura. “Você não é apenas um grande representante indígena, você também é um intelectual do qual admiramos muito as obras artísticas e literárias”.
Ailton Krenak participou da fundação da Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia, e contribuiu para a criação da União das Nações Indígenas (UNI). Também teve papel fundamental na conquista dos direitos indígenas na Constituinte de 1988.
"Ter o reconhecimento da república francesa à contribuição que a minha presença, a minha obra, minha fala, minha escrita e minha presença cidadã expressa é uma alegria muito grande. Meu coração fica profundamente tocado”, comemorou o homenageado.
Krenak é filósofo, professor, escritor e poeta e foi o primeiro indígena eleito para a Academia Brasileira de Letras. Seu livro “Ideias para adiar o fim do mundo” foi traduzido para o francês em 2020.
Últimas empresas
Confira as últimas empresas que iniciaram parceria com a SpotWayVeja mais Notícias
![](/imagens/noticias-spotway/28386-ha-120-anos-nascia-nise-da-silveira-psiquiatra-rebelde/destaque/28386-ha-120-anos-nascia-nise-da-silveira-psiquiatra-rebelde-28386-387x218.webp)
![](/imagens/noticias-spotway/28385-mega-sena-deste-sabado-sorteia-premio-de-60-milhoes/destaque/28385-mega-sena-deste-sabado-sorteia-premio-de-60-milhoes-28385-387x218.webp)
Mega-Sena deste sábado sorteia prêmio de 60 milhões
Apostas podem ser feitas até 19h em casas lotéricas ou pela internet Há 8 horas | Geral![](/imagens/noticias-spotway/28383-incendio-chama-atencao-para-riscos-seguranca-do-trabalho-no-carnaval/destaque/28383-incendio-chama-atencao-para-riscos-seguranca-do-trabalho-no-carnaval-28383-387x218.webp)