Você está se concentrando demais na competição?
Uma reflexão: Está concentrando energia na competição ou na sua verdadeira paixão empreendedora?
É comum que empreendedores tenham um instinto competitivo enraizado em seu DNA. Afinal, ter um negócio significa lidar com concorrentes e evoluir dentro do seu nicho de atuação. No entanto, é importante refletir sobre com quem realmente estamos competindo. Quem são aqueles que merecem nossa atenção e energia? Ao nos fixarmos nos competidores, muitas vezes abrimos mão de margens de lucro para nos adaptarmos ao mercado, chegando até mesmo a perder o sono preocupados com a concorrência.
Recentemente, parei para refletir sobre isso. Minha principal indagação foi: "O que eu mais amo fazer em meu negócio? Por que decidi empreender? Quais são os valores que desejo transmitir aos meus clientes?" Percebi que nenhuma dessas respostas estava relacionada à competitividade. Afinal, meu objetivo com este negócio é gerar felicidade, tanto para mim quanto para os outros.
Cheguei à conclusão de que a verdadeira felicidade não está na competição. Sempre haverá alguém com mais recursos, mais capital ou mais energia. A chave está em ser feliz e lucrar criando seu próprio ambiente. É claro que é importante observar o mercado, mas nunca se esqueça dos motivos que o levaram a começar essa jornada empreendedora.
E você, está competindo ou está criando!?