![](/imagens/noticias-spotway/28472-brasil-avancou-mas-ainda-ha-desigualdade-entre-homens-e-mulheres/destaque/28472-brasil-avancou-mas-ainda-ha-desigualdade-entre-homens-e-mulheres-28472-387x218.webp)
Moraes pede novos documentos para comprovar reativação do X no país
Ministro do STF diz que documentação não foi devidamente cumprida
![](/storage/noticias-spotway/24595/destaque/24595-destaque.jpg)
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou neste sábado (21) que a rede social X envie à Corte novos documentos para comprovar a reativação da representação legal da empresa no Brasil.
A medida foi determinada após o X indicar nesta sexta-feira o nome da advogada Rachel de Oliveira Villa Nova para atuar como representante legal no país.
O envio foi feito para cumprir a determinação do ministro, que deu prazo de 24 horas para a empresa comprovar a reativação da representação no Brasil. O prazo terminou às 21h29 de ontem.
Na nova decisão, Moraes afirmou que a entrega dos documentos não foi devidamente cumprida e solicitou cópia das procurações societárias originais outorgadas pela rede social à advogada e da ficha de breve relato expedida pela Junta Comercial de São Paulo. O prazo para entrega é de 5 dias.
O ministro também deu 48 horas para a Receita Federal e o Banco Central informarem a situação cadastral da empresa no Brasil e para a Polícia Federal e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) enviarem um relatório sobre a possibilidade de utilização de outros meios tecnológicos para acessar a rede.
No mesmo prazo, a secretaria judiciária do STF deverá atualizar o valor das multas devidas pelo X em função de diversos descumprimento de decisões judiciais proferidas por Moraes.
No mês passado, o ministro retirou o X do ar após a empresa fechar o escritório do Brasil. Ter uma sede no país é condição obrigatória para qualquer firma funcionar no Brasil.
No dia 17 de agosto, o bilionário Elon Musk, dono da rede social, anunciou o fechamento da sede da empresa no Brasil após a rede ser multada por se recusar a cumprir a determinação de retirar do ar perfis de investigados pela Corte pela publicação de mensagens consideradas antidemocráticas.
Últimas empresas
Confira as últimas empresas que iniciaram parceria com a SpotWayVeja mais Notícias
![](/imagens/noticias-spotway/28472-brasil-avancou-mas-ainda-ha-desigualdade-entre-homens-e-mulheres/destaque/28472-brasil-avancou-mas-ainda-ha-desigualdade-entre-homens-e-mulheres-28472-387x218.webp)
![](/imagens/noticias-spotway/28473-sao-paulo-inicia-discussoes-de-plano-estadual-do-livro-e-leitura-0/destaque/28473-sao-paulo-inicia-discussoes-de-plano-estadual-do-livro-e-leitura-0-28473-387x218.webp)
São Paulo inicia discussões do Plano Estadual do Livro e Leitura
Encontros desta fase terão função semelhante à de audiências públicas Há 4 horas | Cultura![](/imagens/noticias-spotway/28471-associacao-de-bancos-da-dicas-para-evitar-golpe-financeiro-no-carnaval/destaque/28471-associacao-de-bancos-da-dicas-para-evitar-golpe-financeiro-no-carnaval-28471-387x218.webp)