![](/imagens/noticias-spotway/28472-brasil-avancou-mas-ainda-ha-desigualdade-entre-homens-e-mulheres/destaque/28472-brasil-avancou-mas-ainda-ha-desigualdade-entre-homens-e-mulheres-28472-387x218.webp)
Defensoria Pública pede combate a incêndios em terras indígenas do MT
Documento foi encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente
![](/storage/noticias-spotway/24265/destaque/24265-destaque.jpg)
A Defensoria Pública da União (DPU) manifestou-se a favor da adoção de ações imediatas para combater os incêndios florestais em terras indígenas no Mato Grosso.
Em ofício encaminhado na quarta-feira (11) ao Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo, órgão que pertence ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a Defensoria Regional dos Direitos Humanos no estado solicitou a criação de um plano específico e emergencial para proteger os territórios tradicionais.
No documento, a DPU cita o caso da Terra Indígena Capoto Jarinã, que registra atualmente 460 focos de incêndio e conta com apenas 20 brigadistas para conter as chamas.
A iniciativa da DPU foi tomada após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino determinar medidas para o enfrentamento às queimadas na Amazônia e no Pantanal.
Pela decisão tomada na terça-feira (10), o governo federal deverá convocar mais bombeiros militares para compor o efetivo da Força Nacional que combate os incêndios nas regiões. Os novos integrantes deverão ser oriundos dos estados que não foram atingidos pelos incêndios. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também deverá ampliar o efetivo de fiscalização nas rodovias da região.
Últimas empresas
Confira as últimas empresas que iniciaram parceria com a SpotWayVeja mais Notícias
![](/imagens/noticias-spotway/28472-brasil-avancou-mas-ainda-ha-desigualdade-entre-homens-e-mulheres/destaque/28472-brasil-avancou-mas-ainda-ha-desigualdade-entre-homens-e-mulheres-28472-387x218.webp)
![](/imagens/noticias-spotway/28473-sao-paulo-inicia-discussoes-de-plano-estadual-do-livro-e-leitura-0/destaque/28473-sao-paulo-inicia-discussoes-de-plano-estadual-do-livro-e-leitura-0-28473-387x218.webp)
São Paulo inicia discussões do Plano Estadual do Livro e Leitura
Encontros desta fase terão função semelhante à de audiências públicas Há 4 horas | Cultura![](/imagens/noticias-spotway/28471-associacao-de-bancos-da-dicas-para-evitar-golpe-financeiro-no-carnaval/destaque/28471-associacao-de-bancos-da-dicas-para-evitar-golpe-financeiro-no-carnaval-28471-387x218.webp)