![](/imagens/noticias-spotway/28418-defesa-civil-alerta-sensacao-de-calor-em-sao-paulo-deve-piorar/destaque/28418-defesa-civil-alerta-sensacao-de-calor-em-sao-paulo-deve-piorar-28418-387x218.webp)
STF pode retomar julgamento de recursos sobre revisão da vida toda
Decisão que permite retomada é do ministro Alexandre de Moraes
![](/storage/noticias-spotway/23907/destaque/23907-destaque.jpg)
O Supremo Tribunal Federal (STF) pode retomar nas próximas semanas o julgamento de dois recursos contra a decisão da Corte que derrubou a possibilidade de revisão da vida toda de aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A decisão que permite a retomada do julgamento foi proferida nesta quarta-feira (4) pelo ministro Alexandre de Moraes. O ministro cancelou o pedido de destaque feito no mês passado para suspender o julgamento virtual e iniciar a deliberação no plenário físico.
Com a decisão, os processos devem ser incluídos nas próximas sessões de julgamentos virtuais. A data ainda será definida pelo tribunal.
Antes da suspensão, quatro ministros se manifestaram pela rejeição dos recursos apresentados pelo Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadoras Metalúrgicos (CNTM).
Além do relator, ministro Nunes Marques, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Cármen Lúcia votaram no mesmo sentido e negaram os recursos.
Entre os argumentos apresentados, as entidades defenderam que a revisão seja garantida para quem estava com processos na Justiça. Instâncias inferiores do Judiciário já garantiram o direito à revisão.
Em março deste ano, o Supremo decidiu que os aposentados não têm direito de optar pela regra mais favorável para recálculo do benefício. O placar do julgamento foi 7 votos a 4.
A decisão anulou outra deliberação da Corte favorável à revisão da vida toda. A reviravolta ocorreu porque os ministros julgaram duas ações de inconstitucionalidade contra a Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social (Lei 8.213/1991), e não o recurso extraordinário no qual os aposentados ganharam o direito à revisão.
Ao julgar constitucional as regras previdenciárias de 1999, a maioria dos ministros entendeu que a regra de transição é obrigatória e não pode ser opcional aos aposentados conforme o cálculo mais benéfico.
Últimas empresas
Confira as últimas empresas que iniciaram parceria com a SpotWayVeja mais Notícias
![](/imagens/noticias-spotway/28418-defesa-civil-alerta-sensacao-de-calor-em-sao-paulo-deve-piorar/destaque/28418-defesa-civil-alerta-sensacao-de-calor-em-sao-paulo-deve-piorar-28418-387x218.webp)
![](/imagens/noticias-spotway/28417-policia-do-rio-faz-acao-para-prender-envolvidos-em-ataque-delegacia/destaque/28417-policia-do-rio-faz-acao-para-prender-envolvidos-em-ataque-delegacia-28417-387x218.webp)
Polícia do Rio faz ação para prender envolvidos em ataque à delegacia
Ataque foi uma tentativa de resgate de dois criminosos Há 20 horas | Geral![](/imagens/noticias-spotway/28412-morre-vitima-de-incendio-em-fabrica-de-fantasias-no-rio/destaque/28412-morre-vitima-de-incendio-em-fabrica-de-fantasias-no-rio-28412-387x218.webp)