![](/imagens/noticias-spotway/28462-febraban-projeta-crescimento-do-credito-para-85-em-2025/destaque/28462-febraban-projeta-crescimento-do-credito-para-85-em-2025-28462-387x218.webp)
Lula recebe presidente eleito do Uruguai no Palácio do Planalto
Durante reunião foram tratados acordos entre Mercosul e União Europeia
![](/storage/noticias-spotway/25425/destaque/25425-destaque.jpg)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, se reuniram, nesta sexta-feira (29), para tratar das relações bilaterais e sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia, que pode ser assinado em breve. Segundo Orsi, a situação das negociações com os europeus será analisada na próxima Cúpula do Mercosul, na semana que vem, em Montevidéu, capital do Uruguai.
“Somos otimistas, como Mercosul e como região, somos otimistas com a possibilidade de seguir estreitando laços com outras regiões, fundamentalmente com a Europa”, disse o uruguaio em declaração à imprensa na saída da reunião, no Palácio do Planalto.
Para ele, a relação entre os países sul-americanos precisa ser “mais forte do que nunca” diante de um mundo convulsionado, sob “intensas mudanças” e com “alto grau de imprevisibilidade”.
De acordo com nota da Presidência, durante o encontro, Lula se declarou feliz pelo processo democrático uruguaio e com a eleição de Orsi. O candidato da coligação de esquerda Frente Ampla venceu o segundo turno das eleições presidenciais do último domingo (24), em uma vitória que marca a volta ao poder do partido liderado pelo ex-presidente uruguaio José Mujica, amigo pessoal de Lula.
Orsi reforçou a importância da relação do Uruguai com o Brasil e trouxe uma mensagem de contentamento do atual presidente do país, Lacalle Pou, pela parceria entre os dois países, independentemente do governo eleito. “Para nós é importante sabermos que temos o Brasil sempre disposto a colaborar com a gente”, disse. Orsi venceu o adversário de centro-direita Álvaro Delgado, do Partido Nacional, que era apoiado por Lacalle Pou.
Últimas empresas
Confira as últimas empresas que iniciaram parceria com a SpotWayVeja mais Notícias
![](/imagens/noticias-spotway/28462-febraban-projeta-crescimento-do-credito-para-85-em-2025/destaque/28462-febraban-projeta-crescimento-do-credito-para-85-em-2025-28462-387x218.webp)
![](/imagens/noticias-spotway/28461-mpf-pede-que-prefeitura-do-rio-mude-regras-para-ambulantes-no-carnaval/destaque/28461-mpf-pede-que-prefeitura-do-rio-mude-regras-para-ambulantes-no-carnaval-28461-387x218.webp)
MPF pede que Prefeitura do Rio mude regras para ambulantes no Carnaval
Vendedores que já têm licença devem ser autorizados a atuar no evento Há 13 horas | Geral![](/imagens/noticias-spotway/28459-mulheres-receberao-atendimento-especial-durante-o-carnaval-de-sp/destaque/28459-mulheres-receberao-atendimento-especial-durante-o-carnaval-de-sp-28459-387x218.webp)