Encontre Negócios, Produtos e Serviços

Natividade da Serra

Vista áerea (Fonte: Prefeitura de Natividade da Serra) Vista áerea (Fonte: Prefeitura de Natividade da Serra)

Com isso a Freguesia passou a categoria de Vila com o nome de Natividade e tendo como principal atividade econômica a pecuária e a agricultura de subsistência.

Em 3 de julho de 1934, passou a condição de distrito de paz e em 5 de julho de 1935 voltou a anexar-se ao Município de Paraibuna. O município foi instalado em 1864 e reinstalado em 1935. Em 30 de novembro de 1944, recebeu o nome definitivo de Natividade da Serra, nome originário da Padroeira da cidade, Nossa Senhora da Natividade e, também devido a sua situação geográfica entre os contrafortes da Serra do Mar.

No início do século XX, com a vinda da industrialização para o Vale do Paraíba, Félix Guisard em 1913, havia planos iniciais que previam a construção de uma usina hidrelétrica em Natividade da Serra, para suprir o abastecimento de energia elétrica na região aproveitando as corredeiras do rio Paraitinga num local conhecido como Ponte dos Mineiros. Porém, o início da Primeira Guerra Mundial em 1914 impediu o embarque dos maquinários e geradores para o Brasil anulando assim o projeto.

Passados 120 anos de sua existência, Natividade da Serra, sofreu uma enorme transformação e foi translada para um novo local, à aproximadamente um quilômetro adiante na rodovia que liga a cidade à Taubaté. Esta mudança foi em consequência do represamento do rio Paraibuna, rio Lourenço Velho, rio do Peixe e rio Paraitinga, para a construção da Usina Hidrelétrica de Paraibuna formando a represa da Companhia Energética de São Paulo (CESP) devido uma necessidade de atendimento sócio-econômico regional.

O estado procedeu com à construção da Represa de Paraibuna, inundando quase 200% da área e das edificações da sede e parte da área rural. Na zona rural, o represamento das águas afetou as terras férteis, eliminando grande parte da agricultura de subsistência.
Com construção da barragem de Paraibuna, ocorreu a inundação da cidade antiga, surgindo a nova Natividade da Serra fundada 13 de agosto de 1973 com o lançamento da pedra fundamental feita pelo então prefeito Otacílio Fernandes da Silva, Padre Higino e Terezinha de Castro Aquino, no local onde se ergue a igreja matriz da cidade.

O fenômeno da industrialização da "Calha do Vale" (Taubaté, Pindamonhangaba e Tremembé) e a inundação de algumas áreas do município, contribuíram para a emigração de parte da população. Para minimizar os prejuízos ocasionados pela inundação eliminando suas terras férteis, os produtores rurais investiram em grande escala, na plantação de eucaliptos.

Fonte: Prefeitura de Natividade da Serra

PARA VOCÊ

Com o Guia de Empresas do SpotWay, você tem à sua disposição centenas de empresas para atender qualquer necessidade.

Encontre uma empresa por segmento:

PARA SUA EMPRESA

Com o DIVULGA MAIS CLIENTES PRO você vai ter clientes mais rápido e com menos esforço.

...
Ferramentas para atrair Clientes
Diversos recursos para atrair clientes na internet e redes sociais
...
Gerenciador de Atendimentos
Pare de perder vendas deixando seu lucro escapar pelos dedos.
...
Guia de Empresas Inteligente
A melhor fonte de tráfego para seus anúncios inclusive com divulgação no Google
QUERO ANUNCIAR

Encontre Negócios, Produtos e Serviços

Vale Ouro

Compra de ouro; anéis, brincos, correntes e qualquer objeto de ouro e...

Ourives Ofertas (0)
whatsapp

Artedecor

Aulas e material para pintura decorativa artesanal em cerâmica, gesso,...

Ateliê de Artesanato Ofertas (0)
whatsapp

Fernandes Despachante

SSP - 01746. O melhor preço da cidade, venha conferir!

Despachantes Ofertas (0)

Por segmento

BLOG EMPRESÁRIAL
Conteúdo para empreendedores que
desejam ter resultado acima da média

OFERTAS
Conheça as melhores ofertas
disponíveis para você