Encontre Negócios, Produtos e Serviços

Jambeiro

Vista da cidade de Jambeiro (Fonte: Prefeitura de Jambeiro) Vista da cidade de Jambeiro (Fonte: Prefeitura de Jambeiro)

“Algumas vezes se ouve dizer que JAMBEIRO assim se chama pelo fato de aqui existirem muitos jambeiros (o que não corresponde à realidade), ou por causa da predileção de nossos moradores pela fruta dessa árvore”.
De nossa parte, achamos que a origem do nome de JAMBEIRO se deve a outra circunstância. Vamos aos documentos: Quando o antigo bairro do Capivari, do município de Caçapava, foi elevado à categoria de Freguesia (= Paróquia) pela Lei Provincial nº 52, de 10 de abril de 1872, assim foram definidas suas divisas : “… pelo lado de Paraibuna, pelo morro da Samambaia, antiga divisa de Caçapava, e pelo lado desta Villa, pelos altos do morro do Jambeiro, ficando pertencendo a nova Freguesia todas as vertentes do Capivari”.

Dessa forma, antes que Jambeiro fosse Jambeiro, o morro (entenda-se “serra”), na divisa com Caçapava, já era denominado oficialmente “morro do Jambeiro”.

Qual a razão dessa denominação? Muito provavelmente, porque ali nesse morro teria havido (ou ainda existia, na época) um jambeiro, a cuja sombra os viajantes e tropeiros daqueles tempos descansavam da caminhada, tendo chegado a servir de ponto de referência.

Quatro anos depois, em 30 de março de 1876, pela Lei Provincial nº 56, “A Freguesia de Capivari, município de Caçapava, fica elevada à categoria de Villa”, o que significou sua emancipação político-administrativa, tendo, porém, sido conservada a mesma denominação de Capivari.

Mais um ano se escoa e a 8 de maio de 1877, pela Lei Provincial nº 36, “A Villa de Nossa Senhora de Capivari de Caçapava passa a denominar-se Villa do Jambeiro”.

Em 10/08/1878 “com grande regozijo de seus habitantes e perante numeroso concurso de pessoas gradas” foram empossados os primeiros Vereadores do novo Município: Francisco Alves Moreira – presidente; Ladislao de Barros Nogueira, Vasco Pinto Rebello Pestana, Capitão Jesuíno Antonio Baptista, Luiz Bernardo de Almeida Gil, José Francisco de Moura e Joaquim Silvério dos Santos.

Pela Lei Municipal nº 7, de 15/07/1898, promulgada pelo presidente da Câmara Municipal, Major João do Amaral Gurgel, e publicada no “Diário Oficial” do Estado nº 24.244, de 27/07/1898, “Fica elevada à categoria de cidade esta Villa de Jambeiro, com a mesma denominação”.

O Prefeito fazia parte da Câmara Municipal e os vereadores escolhiam anualmente um de seus Pares para exercer a função de Prefeito, tendo tal situação perdurado até 1930.

A escolha do Prefeito em eleição direta pelo voto popular só aconteceu após a queda do regime ditatorial de Getúlio Dornelles Vargas, em 1947, para o quadriênio 1948/1951.

Fonte: Prefeitura de Jambeiro

PARA VOCÊ

Com o Guia de Empresas do SpotWay, você tem à sua disposição centenas de empresas para atender qualquer necessidade.

Encontre uma empresa por segmento:

PARA SUA EMPRESA

Com o DIVULGA MAIS CLIENTES PRO você vai ter clientes mais rápido e com menos esforço.

...
Ferramentas para atrair Clientes
Diversos recursos para atrair clientes na internet e redes sociais
...
Gerenciador de Atendimentos
Pare de perder vendas deixando seu lucro escapar pelos dedos.
...
Guia de Empresas Inteligente
A melhor fonte de tráfego para seus anúncios inclusive com divulgação no Google
QUERO ANUNCIAR

Encontre Negócios, Produtos e Serviços

Copiadora Domiciano

Cópias, impressão digital, impressão de banners, cópias coloridas,...

Copiadoras Ofertas (0)
whatsapp

Ateliê de Delícias

Sabores que conquistam você!

Bolo Ofertas (0)
whatsapp

Colégio Vale do Sol

21 Anos com dedicação e carinho!

Escola Particular Ofertas (0)

Por segmento

BLOG EMPRESÁRIAL
Conteúdo para empreendedores que
desejam ter resultado acima da média

OFERTAS
Conheça as melhores ofertas
disponíveis para você